Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

No Instituto Educacional Dom Bosco, desenvolvemos um trabalho de alta qualidade que leva em consideração as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, alcançando, desta forma, uma formação ampla, com qualidade e seriedade no desenvolvimento pedagógico dos nossos alunos.

Conforme recomendação do MEC, o ensino Infantil é realizado sem o uso de apostilas. As atividades são desenvolvidas pelos professores e equipe educacional do Instituto, baseado em experiências e assuntos cotidianos e atuais, adequados à capacidade dos seus alunos. O aprendizado e desenvolvimento cognitivo do aluno têm resultados ainda melhores e mais eficientes, com alunos capazes de ler aos 5 anos de idade. Este é o nosso grande diferencial.

Em todos os nossos projetos e ações, a ludicidade atua como um importante instrumento de aprendizagem, abrindo caminho para a autonomia, criatividade, exploração dos significados e sentidos, além de favorecer o equilíbrio afetivo da criança.

O conceito do Dom Bosco é oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade, buscando relação total e harmoniosa de interação entre alunos e seus familiares, professores e funcionários. E exatamente por isto, os alunos vivenciam valores humanos como solidariedade e fraternidade na construção da cidadania.

Na compreensão de que cada aluno é uma pessoa que possui história, sentimentos, emoções, desejos, comportamentos, escala de valores, projetos e hábitos próprios, mantemos sempre o nosso olhar para as particularidades de cada um. Aqui, temos a política de atender as individualidades do aluno, sejam elas de aprendizado ou comportamentais, a fim de garantir o melhor aproveitamento e desenvolvimento dos nossos alunos, observando e respeitando suas deficiências e dificuldades, de forma a colocar os alunos sempre em conformidade com a sua classe.

O compromisso do Instituto Educacional do Dom Bosco e de cada um da sua equipe é com a formação do SER, atendendo a realidade dos nossos alunos e comprometendo-nos com a construção de um mundo melhor, baseada em valores éticos e morais, através de uma educação para o futuro.

 

Educação Infantil

O ambiente em que a criança convive exerce uma influência importante para o seu amplo desenvolvimento. Isto porque o desenvolvimento intelectual da criança é um processo no qual as estruturas da inteligência se constroem progressivamente, através da contínua interação entre ela e o mundo externo.

Nós, do Instituto Educacional Dom Bosco, acreditamos que para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender e de pensar, é necessário um ambiente adequado e professores capacitados e qualificados para estimular as potencialidades de cada aluno.

Com um espaço para o livre brincar, onde seu filho vai se divertir e aprender, o Instituto Educacional Dom Bosco possibilita que a criança tenha a segurança emocional que precisa para criar, recriar, pensar e agir sobre os objetos que a rodeiam, experimentar suas possibilidades de uso, indagar sobre seu significado e com isto explorar o seu mundo e aprender com ele de forma natural e prazerosa.

Desta maneira, seu filho será capaz de construir o seu próprio conhecimento, com professores realmente preparados para acompanhá-lo nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento.

 

Educação Fundamental

Acreditamos na formação que proporciona ao aluno a confiança de arriscar novas possibilidades, não sendo um mero espectador na escola, mas sim, um ser integrante, ativo e participativo, oportunizando-lhe a autonomia.

Aqui, o afloramento da espontaneidade, da percepção dos elementos, da socialização, da capacidade de decisão e empenho, além do desenvolvimento da responsabilidade com suas tarefas, são estimulados e trabalhados com efetividade.

Nossos professores buscam constantemente se preparar para atender às curiosidades e questionamentos de seus alunos de uma forma natural, criando mecanismos para que os mesmos se sintam motivados a fim de que o processo educativo aconteça da melhor forma possível.

 

PES - Positivo English Solution

Uma escola atualizada e comprometida com a formação de cidadãos globalizados já sabe: A língua Inglesa passou de diferencial para essencial. Por isso, em 2019, por meio do PES – Positivo English Solution, oferecemos aos nossos alunos um ensino aprofundado que os leva desenvolver as 4 habilidades necessárias para fluência: compreender, falar, ler e escrever em inglês.

O PES é uma solução educacional que por meio da ampliação de carga horária possibilita que ao término do programa os estudantes estejam bilíngues. Ao contrário do ensino tradicional, os alunos não aprendem a língua, eles adquirem a língua. O Programa ainda conta com material dinâmico e atual publicado pela Cambridge University Press, uma editora experiente em soluções inovadoras de ensino e referência em qualidade. Ao avançarem no programa os alunos do 9º ano podem prestar, sem custo adicional, os exames Cambridge Assessment English, que são desenvolvidos pelo departamento de avaliação da Universidade de Cambridge e reconhecidos internacionalmente.

Veja a seguir os diferenciais da metodologia do PES para o ensino convencional da Língua Inglesa:

Aprender um outro idioma estimula o cérebro e contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio e da concentração. Por se tratar de uma língua falada nos cinco continentes do mundo, a quantidade de conteúdo disponível em inglês também é imensa. Com poucos cliques, os alunos descobrem o que está acontecendo no mundo por meio de artigos, palestras ou vídeos no idioma original.

A princípio, no Instituto Educacional Dom Bosco, o PES será ofertado para as turmas do 1º e 2º período da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Fundamental I. Em sequência é possível visualizar todos os níveis e módulos do PES além de compreender como o ensino da Língua Inglesa será introduzido gradativamente nos alunos do IEDB.

EDUCAÇÃO INFANTIL (1º E 2º PERÍODO): THE KIDS’ COURSE

Duas aulas por semana, com atividades que deixam as crianças imersas na língua inglesa e mostram a elas que objetos, sentimentos e frases simples têm formas diferentes de representação.

ENSINO FUNDAMENTAL I (1º AO 5º ANO): THE JUNIOR COURSE

Três aulas por semana, com atividades comunicativas para a prática da oralidade, leitura e escrita e contato com a multiculturalidade por meio de fotos, vídeos cativantes da vida real e tópicos que atraem interesse e levam os jovens aprendizes a uma jornada notável para explorar o mundo à medida que aprendem inglês.