Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

No Instituto Educacional Dom Bosco, desenvolvemos um trabalho de alta qualidade que leva em consideração as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, alcançando, desta forma, uma formação ampla, com qualidade e seriedade no desenvolvimento pedagógico dos nossos alunos.

Conforme recomendação do MEC, o ensino Infantil é realizado sem o uso de apostilas. As atividades são desenvolvidas pelos professores e equipe educacional do Instituto, baseado em experiências e assuntos cotidianos e atuais, adequados à capacidade dos seus alunos. O aprendizado e desenvolvimento cognitivo do aluno têm resultados ainda melhores e mais eficientes, com alunos capazes de ler aos 5 anos de idade. Este é o nosso grande diferencial.

Em todos os nossos projetos e ações, a ludicidade atua como um importante instrumento de aprendizagem, abrindo caminho para a autonomia, criatividade, exploração dos significados e sentidos, além de favorecer o equilíbrio afetivo da criança.

O conceito do Dom Bosco é oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade, buscando relação total e harmoniosa de interação entre alunos e seus familiares, professores e funcionários. E exatamente por isto, os alunos vivenciam valores humanos como solidariedade e fraternidade na construção da cidadania.

Na compreensão de que cada aluno é uma pessoa que possui história, sentimentos, emoções, desejos, comportamentos, escala de valores, projetos e hábitos próprios, mantemos sempre o nosso olhar para as particularidades de cada um. Aqui, temos a política de atender as individualidades do aluno, sejam elas de aprendizado ou comportamentais, a fim de garantir o melhor aproveitamento e desenvolvimento dos nossos alunos, observando e respeitando suas deficiências e dificuldades, de forma a colocar os alunos sempre em conformidade com a sua classe.

O compromisso do Instituto Educacional do Dom Bosco e de cada um da sua equipe é com a formação do SER, atendendo a realidade dos nossos alunos e comprometendo-nos com a construção de um mundo melhor, baseada em valores éticos e morais, através de uma educação para o futuro.

 

Educação Infantil

O ambiente em que a criança convive exerce uma influência importante para o seu amplo desenvolvimento. Isto porque o desenvolvimento intelectual da criança é um processo no qual as estruturas da inteligência se constroem progressivamente, através da contínua interação entre ela e o mundo externo.

Nós, do Instituto Educacional Dom Bosco, acreditamos que para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender e de pensar, é necessário um ambiente adequado e professores capacitados e qualificados para estimular as potencialidades de cada aluno.

Com um espaço para o livre brincar, onde seu filho vai se divertir e aprender, o Instituto Educacional Dom Bosco possibilita que a criança tenha a segurança emocional que precisa para criar, recriar, pensar e agir sobre os objetos que a rodeiam, experimentar suas possibilidades de uso, indagar sobre seu significado e com isto explorar o seu mundo e aprender com ele de forma natural e prazerosa.

Desta maneira, seu filho será capaz de construir o seu próprio conhecimento, com professores realmente preparados para acompanhá-lo nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento.

 

Educação Fundamental

Acreditamos na formação que proporciona ao aluno a confiança de arriscar novas possibilidades, não sendo um mero espectador na escola, mas sim, um ser integrante, ativo e participativo, oportunizando-lhe a autonomia.

Aqui, o afloramento da espontaneidade, da percepção dos elementos, da socialização, da capacidade de decisão e empenho, além do desenvolvimento da responsabilidade com suas tarefas, são estimulados e trabalhados com efetividade.

Nossos professores buscam constantemente se preparar para atender às curiosidades e questionamentos de seus alunos de uma forma natural, criando mecanismos para que os mesmos se sintam motivados a fim de que o processo educativo aconteça da melhor forma possível.